Apurado pelo site Estadão Verifica
Fala do historiador Yuval Noah Harari sobre possíveis desafios com a IA foi tirada de contexto em postagens nas redes
O que estão compartilhando: que o Fórum Econômico Mundial (ou World Economic Forum, em inglês) teria ordenado que o governo proibisse a Bíblia e publicasse uma versão “verificada”, sem Deus e escrita por Inteligência Artificial.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A alegação é uma distorção do conteúdo de palestras feitas pelo historiador Yuval Noah Harari. Ele conjectura sobre os avanços e desafios do desenvolvimento da Inteligência Artificial, mas não fez nenhuma determinação sobre a reedição de textos sagrados com tecnologia. O conteúdo ainda engana ao creditar as informações ao Fórum Econômico Mundial — embora Harari já tenha participado, em 2018 e 2020, suas declarações não representam o posicionamento oficial do evento.
Saiba mais: não há registro de que Harari tenha dito o que foi acusado pela matéria. O mais próximo ao que foi alegado está em uma entrevista do historiador à Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Portugal, no dia 31 maio deste ano. A conversa foi gravada ao vivo e está disponível no YouTube. Segundo o site da instituição, ele pôde refletir “sobre os avanços da humanidade, as suas grandes ameaças e a forma com a inteligência artificial tem de ser regulada para evitar que se torne um ‘T-Rex’ que destruirá a humanidade como a conhecemos”…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica