Falso: Não, filho de Rita Lee não associou câncer da cantora a vacina de covid

Apurado pelo site Estadão Verifica

Em entrevista, Beto Lee afirmou que doença da mãe foi descoberta em exames de rotina, depois que ela procurou o hospital por uma reação adversa do imunizante
O que estão compartilhando: que o filho de Rita Lee, o músico Beto Lee, afirmou que sua mãe faleceu de um câncer causado pela vacina contra a covid-19.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Beto Lee não disse que o imunizante causou a doença da mãe. Em entrevista, ele conta que o câncer de Rita foi detectado durante a pandemia de covid-19: “Por conta de uma reação da vacina que [o tumor] foi descoberto”. O câncer no pulmão da artista foi detectado durante exames de rotina após uma crise respiratória. Em nota, Beto afirmou que os conteúdos que deturpam a entrevista são “mentirosos e odiosos” e “uma completa distorção”.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) esclarecem que não há evidências científicas de que as vacinas causem câncer. Pacientes oncológicos são prioridade em campanhas de vacinação, a fim de evitar complicações graves no sistema imunológico durante o tratamento…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica