Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o governo possua um programa chamado “Indeniza Brasil” para vítimas de suposto vazamento de dados, como sugerem vídeos que manipulam imagens do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB).
O site oficial do governo federal já desmentiu a informação e fez um alerta sobre o risco de golpe financeiro.
O vídeo usa a imagem do deputado Nikolas Ferreira para introduzir a divulgação de um suposto programa do governo pelo candidato Pablo Marçal.
No vídeo falso, a imagem de Marçal é manipulada para dizer o seguinte texto: “Você como cidadão brasileiro tem direito de sacar uma indenização que pode chegar em até R$ 7.000. Devido a uma falha no sistema do próprio estado brasileiro foi vazado mais de 200 milhões de dados pessoais de brasileiros. Isso viola a lei número 14.590 que foi decretada em 2022, portanto foi aberto um programa oficial chamado Indeniza Brasil, que você consegue estar consultando e verificando a quantia que você tem de sacar”.
Governo federal não possui um programa “Indeniza Brasil”. O site oficial do governo desmentiu a publicação e, inclusive, fez um alerta para o risco de golpe financeiro (aqui).
Lei citada no vídeo não tem relação com o tema. No conteúdo manipulado, a imagem de Pablo Marçal é usada para citar uma “lei de número 14.590 de 2022”. Em uma busca no Google, não é possível localizar a lei no ano citado. O que é existe é uma lei com a mesma numeração, mas sancionada em 2023 (leia aqui), que trata da gestão de florestas públicas…
Veja a apuração completa no site UOL Confere