Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que brasileiros vítimas de um suposto vazamento de dados em sistemas do governo tenham direito a uma indenização chamada “Resgata Brasil”.
Esse programa não existe. Publicações enganosas que usavam o nome de “Indeniza Brasil” também já foram desmentidas. As postagens manipulam vídeo e áudio de apresentadores de TV para enganar as pessoas e direcionar para um link suspeito.
Vídeos usam imagens manipuladas com áudio falso da jornalista Sandra Annenberg, do apresentador Luiz Bacci e do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para divulgar um link suspeito que direciona a um golpe.
Neles, os apresentadores supostamente afirmam que, “após reunião do Supremo Tribunal Federal”, os brasileiros prejudicados por um suposto vazamento de dados em sistemas do governo poderiam ser indenizados em até R$ 7 mil.
As páginas que compartilham esses vídeos no Facebook usam de forma fraudulenta a imagem visual e o nome do governo federal.
Não existe o programa “Resgata Brasil”. Ao UOL Confere, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal confirmou que as publicações são falsas, e que não existe esse programa: “O conteúdo em questão oferece risco de golpe financeiro”, afirma a pasta. A secretaria também lamentou a divulgação de conteúdo falso. Outra versão do mesmo golpe utilizava o nome de “Indeniza Brasil” e também já foi desmentida pelo UOL Confere (aqui)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere