Apurado pelo site UOL Confere
Não existe nenhuma plataforma chamada de “Recupera fácil” para reaver valores perdidos por vítimas em golpes de compras fraudulentas na internet. O site que promete fazer este serviço solicita valor via Pix por mediadora de pagamentos. É golpe.
Publicações em vídeo divulgam um suposto serviço chamado “Recupera Fácil”, com o objetivo de ajudar vítimas de golpes na internet a recuperarem os valores perdidos.
Os posts direcionam para um link, em que é solicitado o pagamento de uma taxa via Pix através de uma mediadora de pagamentos.
Por que é falso
Algumas versões dos posts fraudulentos citam site “Reclame Aqui”. A plataforma se pronunciou nas redes em abril (aqui), em junho e na semana passada (aqui) denunciando o golpe e negando ter relação com o “Recupera Fácil”. Veja abaixo:
O que fazer em caso de golpe? A orientação do Banco Central é que a vítima procure a polícia e entre em contato com a instituição financeira. Caso a situação não seja resolvida, o cidadão pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor (Procon) ou à Justiça…
Veja a apuração completa no site UOL Confere