Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
É falso, pois é um vídeo gravado no Uruguai, onde outras normas legislativas se aplicam à rotulagem de produtos alimentícios. Isso é evidenciado pelo preço que aparece na gôndola e, além disso, foi negado à Cheque pela própria empresa e pelo Ministério da Saúde da Nação.
Estão circulando no Instagram diferentes vídeos que mostram como uma empresa de laticínios argentina supostamente coloca rótulos nos octógonos pretos de seus produtos para evitar as advertências nutricionais exigidas pela lei de rotulagem frontal de alimentos.
No entanto, isso é falso, pois é um vídeo gravado no Uruguai, onde outras normas legislativas se aplicam à rotulagem de produtos alimentícios.
Isso é evidenciado pelo preço que aparece na gôndola e, além disso, foi negado à Cheque pela própria empresa e pelo Ministério da Saúde da Nação.
Diferentes publicações circulam no Instagram (veja aqui e aqui ) que mostram como, supostamente, a marca de comida argentina La Serenísima “esconde” os octógonos pretos em seus produtos que alertam sobre a presença de nutrientes críticos nos alimentos – e que são obrigatórios de acordo com o Lei de Promoção da Alimentação Saudável – abaixo de outros rótulos ou adesivos.
No entanto, isso é falso, pois os vídeos não foram gravados na Argentina, mas no Uruguai, onde se aplica um sistema de rotulagem nutricional diferente.
Os vídeos no Instagram acumulam mais de 28 mil “curtidas”, segundo dados fornecidos pela própria rede social…