Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Uma suposta peça que mostra um mar congelado e que teria sido gravada na Argentina está circulando nas redes sociais. Mas isso é falso. As imagens originais correspondem a um fenômeno climático ocorrido em dezembro de 2020 em Türkiye.
Um suposto vídeo que mostra um mar congelado e que teria sido filmado na Argentina está circulando nas redes sociais. “O mar fez gelo na Patagônia”, diz um dos posts virais.
Mas isso é falso. As imagens originais foram gravadas em dezembro de 2020 em Türkiye. Portanto, não são atuais nem têm relação com a onda de frio que atualmente atravessa grande parte do país.
O CONICET explica que o mar “só congela em latitudes muito elevadas, como na Antártida e no Pólo Norte, onde a água do mar congela em quantidades significativas”.
Nos últimos dias, um vídeo que supostamente mostra um “mar de gelo” com ondas na Patagônia argentina viralizou nas redes sociais. O fenômeno teria sido captado no contexto da onda polar que atravessa grande parte do país.
“Alguém viu algum “especialista em calor” dando sua opinião agora? Não li nenhum esses dias. O mar fez gelo na Patagônia”, indicou um usuário que compartilhou a matéria no X. Outro destacou : “E o aquecimento global?”
No entanto, isso é falso. O vídeo de um “mar transformado em gelo” não é atual nem corresponde a um fenômeno ocorrido nos últimos dias na Patagônia argentina, mas foi gravado em 2020 no âmbito da cobertura jornalística local sobre o congelamento do Lago Çıldır, na Turquia…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷