Falso: Não, este vídeo não mostra soldados anunciando uma ‘rebelião militar’ na Venezuela em 10 de janeiro de 2025: foi gravado em 2019

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A peça viral não é atual, mas corresponde a fevereiro de 2019. Segundo diferentes meios de comunicação, a sequência foi filmada por membros da Guarda Nacional Venezuelana que anunciaram a sua deserção para o regime de Nicolás Maduro durante a crise pela entrada de ajuda humanitária.
Circula nas redes sociais um vídeo onde 4 soldados venezuelanos ignoram Nicolás Maduro como presidente. Postagens virais compartilham o conteúdo como se fosse recente. Mas isso é falso.

A peça viral não é atual, mas foi gravada em fevereiro de 2019. Segundo diferentes meios de comunicação, a sequência foi filmada por membros da Guarda Nacional Venezuelana que anunciaram a sua deserção para o regime de Nicolás Maduro durante a crise pela entrada de ajuda humanitária. .

A desinformação tornou-se viral no contexto da tomada de posse presidencial ocorrida em 10 de janeiro de 2025, através da qual Nicolás Maduro assumiu o poder pela terceira vez consecutiva.

No contexto da posse presidencial que acontece neste dia 10 de janeiro na Venezuela, circula nas redes sociais um suposto vídeo em que soldados venezuelanos afirmam não reconhecer Nicolás Maduro como presidente do país. Segundo as postagens virais, a sequência seria recente e os soldados estariam incitando uma “rebelião militar”.

No entanto, isso é falso. A peça viral não é atual, mas circula desde 26 de fevereiro de 2019. A mensagem foi gravada por membros da Guarda Nacional Venezuelana que anunciaram a sua deserção para o regime de Nicolás Maduro.

O conteúdo viralizou nos últimos dias através do X – com mais de 28 mil “Likes” e 750 mil visualizações -, Facebook, Instagram e Threads…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷