Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
As imagens virais não são atuais, mas circulam desde pelo menos outubro de 2022 relacionadas aos confinamentos da COVID-19 ocorridos no país asiático. O metapneumovírus humano (HMPV) não é um vírus novo e foi identificado em 2001. Até agora, não há evidências de que a China tenha declarado estado de emergência devido à sua propagação.
Nos últimos dias, um vídeo do momento em que uma mulher é levada à força por agentes supostamente para um local de confinamento viralizou nas redes sociais. As postagens virais afirmam que o evento ocorreu na China em meio a um “estado de emergência” devido ao aumento de casos de metapneumovírus humano (HMPV).
No entanto, isso é falso. As imagens virais não são atuais, mas circulam desde pelo menos outubro de 2022 relacionadas aos confinamentos da COVID-19 ocorridos no país asiático.
O metapneumovírus humano (HMPV) não é um vírus novo, mas foi identificado em 2001. Até agora, não há evidências de que a China tenha declarado estado de emergência devido à sua propagação.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher sendo levada à força por policiais com equipamentos de proteção individual, supostamente para um local de confinamento, enquanto gritos podem ser ouvidos ao fundo. As postagens que acompanham o vídeo afirmam que o evento teria ocorrido na China, após a declaração de um suposto “estado de emergência” devido ao aumento de casos de metapneumovírus humano (HMPV).
Mas isso é falso. A peça viral não é atual nem está ligada ao aumento sazonal de casos de HMPV na China. As imagens circulam pelo menos desde outubro de 2022 e correspondem à pandemia de COVID-19.
Também não há evidências de que a China tenha declarado estado de emergência devido ao vírus HMPV. Nem as autoridades de saúde chinesas nem a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram alertas ou avisos sobre um possível risco em todo o mundo. Além disso, não é um vírus novo, pois foi descoberto em 2001…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷