Falso: Não, este vídeo não é um protesto contra Pedro Sánchez para que ele ‘peça desculpas’ a Javier Milei

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma alegada concentração de pessoas em protesto contra o presidente espanhol, Pedro Sánchez, no contexto da crise diplomática entre Argentina e Espanha. Mas isso é falso. A peça original foi gravada em 10 de novembro de 2023.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma concentração de pessoas protestando contra o presidente espanhol, Pedro Sánchez. 

As postagens virais afirmam que a manifestação teria ocorrido no contexto da crise diplomática dos últimos dias entre Argentina e Espanha, para exigir que Sánchez pedisse desculpas a Javier Milei.

Mas isso é falso. A peça não é atual nem foi filmada em meio à tensão entre os dois países: foi gravada em 10 de novembro de 2023 durante uma série de protestos contra a lei de anistia. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma multidão protestando com bandeiras espanholas contra o presidente espanhol, Pedro Sánchez. As postagens virais afirmam que se trata de uma manifestação supostamente realizada nos últimos dias, com a intenção de exigir desculpas de Sánchez ao presidente argentino, Javier Milei, no contexto da crise diplomática entre os dois países.

“As ruas de Madrid repletas de denúncias contra Pedro Sánchez e sua esposa corrupta, Begonia Gómez, exigem um pedido de desculpas do presidente Milei”, alerta um dos posts. “HAHAHAHAHA OS GALLEGOS SE UNIRAM PARA REPUDIAR SÁNCHEZ PELA DIZ AO JAVO #PedroVigilaATuEsposa”, diz outro.

No entanto, isso é falso. O vídeo da manifestação não é atual, mas foi gravado em novembro de 2023 durante um protesto em frente à sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), em Madrid, contra a votação de um projeto de anistia…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷