Falso: Não, este vídeo em Petare, Caracas, não foi gravado após as eleições na Venezuela: está circulando desde 19 de julho de 2024

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma multidão caminhando e andando de moto no bairro Petare, em Caracas. Segundo as postagens, seria um protesto contra o presidente Nicolás Maduro ocorrido no dia 29 de julho devido ao resultado das eleições. Mas isto é falso: o vídeo não é atual.
Após conhecer o resultado das eleições presidenciais na Venezuela, começou a circular nas redes sociais um vídeo que mostrava uma multidão caminhando e andando de moto no bairro Petare, em Caracas. Segundo as postagens, trata-se de um protesto ocorrido no dia 29 de julho contra o presidente Nicolás Maduro.

No entanto, isso é falso. O vídeo não é atual, mas foi gravado no dia 19 de julho, durante evento de campanha do presidente.

A desinformação também foi verificada por outras organizações de verificação de factos na região.

Em meio aos protestos massivos após a publicação dos resultados eleitorais na Venezuela, circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma multidão marchando a pé e de motocicleta no bairro Petare, no município de Sucre, no estado de Miranda, em Caracas. .

Várias publicações através do X afirmam que se trata de manifestações ocorridas na segunda-feira, 29 de julho, um dia após as eleições.

Mas isso é falso. O vídeo não é atual, mas circula desde 19 de julho de 2024. As imagens originais foram gravadas durante uma mobilização de Petare a Catia, em Caracas, para apoiar o chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷