Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais uma matéria que teria sido gravada no dia 29 de julho, durante um protesto pelos resultados eleitorais na Venezuela. Mas isso é falso: as imagens são do dia 29 de maio e mostram, na verdade, um protesto pelo assassinato de um adolescente.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um protesto em frente ao Palácio da Justiça da Venezuela, na cidade de Caracas. As postagens virais afirmam que esta manifestação ocorreu no dia 29 de julho para protestar contra os resultados das eleições.
Mas isso é falso: as imagens são de 29 de maio de 2024 e correspondem na verdade a um protesto ocorrido devido ao assassinato de um adolescente de 17 anos.
O conteúdo foi negado por diversos sites de verificação de dados da região.
Em 28 de julho, foram realizadas eleições presidenciais na Venezuela e, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o atual presidente Nicolás Maduro foi reeleito. No entanto, a oposição e vários países denunciaram irregularidades e possíveis fraudes eleitorais, tendo ocorrido protestos massivos em todo o país.
Neste contexto, circula nas redes sociais um vídeo que mostra um protesto em frente ao Palácio da Justiça da Venezuela, na cidade de Caracas. As postagens virais afirmam que esta manifestação ocorreu no dia 29 de julho para protestar contra os resultados das eleições. “Venezuelanos, em frente ao Palácio da Justiça, pedindo justiça”, apontam alguns usuários.
No entanto, isso é falso. As imagens virais nada têm a ver com as eleições : são de 29 de maio de 2024, quando houve um protesto no Palácio da Justiça de Caracas pelo assassinato do adolescente Eleazar Fuentes, de 17 anos…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷