Falso: Não, este vídeo do submersível Titan não corresponde à viagem do acidente: foi gravado em 2021

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A pessoa que gravou o vídeo denunciou que, após o acidente fatal em junho de 2023, alguém pegou seus vídeos e os publicou como se fossem atuais.
As imagens correspondem à gravação feita por um passageiro em agosto de 2021, que publicou as imagens em suas redes sociais na época.

O próprio protagonista denunciou por meio de seus relatos que, após o acidente fatal em junho de 2023, alguém pegou seus vídeos e os publicou como atuais.

Além disso, ali se observa a presença de uma mulher, enquanto na tragédia os 5 mortos eram homens.

Circula nas redes sociais um suposto vídeo dos momentos anteriores ao acidente do submersível Titan, que se dirigia para os destroços do Titanic e sofreu uma “implosão catastrófica” em que morreram os seus 5 tripulantes, a 22 de junho. No entanto, isso é falso, pois são imagens de 2021.

O vídeo no Facebook conta com mais de 135 mil visualizações e no Tik Tok regista mais de 500 mil, segundo os dados fornecidos por cada uma das plataformas.

Uma pesquisa reversa de diferentes quadros do vídeo retorna um vídeo da conta oficial da CBS News . Durante a cobertura do até então desaparecimento do Titã, neste canal americano mostram o fragmento das imagens captadas no submersível e rotulam-no como correspondente ao ano de 2021…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷