Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Mais de 10 mil usuários compartilham nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o candidato da União pela Pátria, Sergio Massa, sendo atacado por um grupo de pessoas ao entrar na Casa Rosada antes do segundo turno de 19 de novembro. Mas isso é falso: as imagens foram registradas em 3 de agosto de 2022, antes de Massa tomar posse como ministro da Economia.
Mais de 10 mil usuários compartilham nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o candidato da União pela Pátria, Sergio Massa, sendo atacado por um grupo de pessoas ao entrar na Casa Rosada antes do segundo turno de 19 de novembro. Mas isso é falso.
As imagens foram registradas em 3 de agosto de 2022, antes de Massa tomar posse como ministro da Economia.
Vários meios de comunicação registraram o momento do ataque sob diferentes perspectivas.
“Foi assim que receberam Massa hoje na casa rosa”, diz uma postagem no Facebook datada de 31 de outubro de 2023. “E dizem que a maioria o quer e por isso votaram nele. Mais fraude impossível”, continua a postagem, que inclui um vídeo de cerca de 30 segundos em que um grupo de pessoas é visto insultando e agredindo uma van preta que entra na Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina.
O mesmo vídeo com declarações semelhantes circula no X (antigo Twitter) e no TikTok .
Captura de tela de uma postagem no X feita em 1º de novembro de 2023..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷