Falso: Não, esta imagem de Javier Milei beijando a bandeira dos Estados Unidos não é real: foi criada com inteligência artificial

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A foto foi criada com Grok, a inteligência artificial de X. Além disso, apresenta inconsistências, como dedos desproporcionais e as estrelas da bandeira americana sendo recortadas. 

Uma suposta imagem que circula nas redes sociais mostra o presidente Javier Milei beijando a bandeira americana diante de Donald Trump. Mas é falso.

A foto foi criada com Grox, a inteligência artificial de X. Além disso, apresenta inconsistências, como dedos desproporcionais e as estrelas da bandeira americana recortadas.

A imagem circula no contexto da posse de Trump como 47º presidente dos Estados Unidos e da viagem de Milei a Washington para participar da cerimônia. Além disso, foi compartilhado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, embora posteriormente tenha excluído a postagem de X.

Uma suposta imagem do presidente Javier Milei beijando a bandeira dos Estados Unidos está circulando nas redes sociais, diante do olhar do novo presidente daquele país, Donald Trump (Partido Republicano) . A foto viralizou um dia antes da posse do 47º presidente dos Estados Unidos, evento do qual Milei foi convidada.

Mas é falso: foi gerado com inteligência artificial. Isso é demonstrado pela marca d’água do Grok, ferramenta gratuita do X para gerar imagens com IA, que contém a foto e as diversas inconsistências que ela apresenta. A imagem circulou como se fosse real no X, Threads e Instagram com mais de 80 mil visualizações. Além disso, foi compartilhado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em X, embora posteriormente o tenha excluído. 

Através de uma busca reversa, constatou-se que a postagem mais antiga em circulação é de 14 de janeiro e, em sua margem inferior direita, possui uma marca d’água do Grok , ferramenta de criação de imagens com inteligência artificial gratuita em X. Além disso, ao fazer imagens e vídeos, a inteligência artificial ainda retém alguns erros que podemos detectar. Na foto vocês podem ver inconsistências que nos permitem corroborar que foi feito com inteligência artificial. Por exemplo, o tamanho do dedo indicador de Milei é desproporcional ao resto da mão. Por outro lado, uma das estrelas da bandeira americana está cortada ao meio e há uma irregularidade na orelha de Milei. As inconsistências da imagem, típicas da inteligência artificial. A imagem também não poderia ser atual: na imagem viral, o cabelo do presidente argentino está curto, diferente do que tem hoje…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷