Postagens estão circulando no Facebook e no Twitter mostrando um cão resgatado e alegando que ele ajudou a encontrar 10 sobreviventes do terremoto Turquia-Síria. No entanto, a imagem do cão data de 2014 e foi tirada durante as operações de resgate realizadas após um deslizamento de terra nos Estados Unidos.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Postagens estão circulando no Facebook e no Twitter mostrando um cão resgatado e alegando que ele ajudou a encontrar 10 sobreviventes do terremoto Turquia-Síria.
No entanto, a imagem do cão data de 2014 e foi tirada durante as operações de resgate realizadas após um deslizamento de terra nos Estados Unidos.
Após o terremoto, ocorrido em 6 de fevereiro, várias informações erradas circularam sobre o momento do terremoto e outros cães de resgate.
A imagem de um cão resgatado circula no Facebook e no Twitter , e nas postagens é assegurado que “ajudou a encontrar 10 pessoas” após o terremoto que afetou a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro.
Isto é falso. A imagem que circula é a de um cachorro resgatado que ajudou nas buscas por vítimas durante um deslizamento de terra que causou pelo menos 24 mortes no estado de Washington (Estados Unidos).
As postagens receberam mais de 5.000 “Curtidas” no Facebook e foram compartilhadas mais de 1.500 vezes (veja aqui e aqui ). Neles é possível ver um cachorro coberto de lama e sujeira, sendo segurado por um socorrista. “A cara de um herói depois de encontrar 10 pessoas na Turquia”, pode ler-se no texto que acompanha a imagem…