Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A foto do Obelisco que circula de forma viral foi tirada no dia 9 de maio pela fotógrafa Eliana Obregón, da Somos Télam, que forneceu ao Chequeado uma foto semelhante capturada ao mesmo tempo que a imagem viral.
Como resultado da greve geral de 9 de maio, circulam no X diversas postagens indicando que a CGT usa fotos antigas para dizer que “a greve foi um sucesso”. Entre elas, uma imagem do Obelisco vazio de Buenos Aires que corresponderia à pandemia do coronavírus, segundo as publicações.
No entanto, isso é falso. A foto do Obelisco que circula de forma viral foi tirada no dia 9 de maio pela fotógrafa Eliana Obregón, da Somos Télam, que forneceu ao Chequeado uma foto semelhante capturada ao mesmo tempo que a imagem viral.
Além disso, ao pesquisar no Google por “fotos vazias da pandemia do Obelisco”, conforme indicam as postagens desinformadas, a imagem de Somos Télam não aparece.
Na quinta-feira, 9 de maio, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e as duas CTA (Autônomas e Operárias) realizaram a segunda greve geral contra a gestão de Javier Milei (La Libertad Avanza).
Como resultado deste fato , diversas postagens circulam no Entre essas fotos, destaca-se a imagem do Obelisco vazio, que supostamente corresponde à pandemia do coronavírus. Para afirmar isso, as postagens mostram o suposto resultado de uma pesquisa no Google com as palavras “fotos pandêmicas de obelisco vazio”.
No entanto, isso é falso. A foto do Obelisco de Buenos Aires que circula viralmente foi tirada em 9 de maio de 2024 por Somos Télam. Isto foi confirmado ao Chequeado pela fotógrafa deste médium, Eliana Obregón, que foi quem capturou a foto…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷