Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Em meio aos incêndios que atingem a província de Córdoba, uma fotografia de 3 bombeiros manchados de fuligem é compartilhada nas redes sociais como se fosse atual. Mas isso é falso. A imagem não foi tirada nos últimos dias nem corresponde aos incêndios que ocorrem nas montanhas de Córdoba: foi captada em 2019 durante incêndios na Tasmânia, na Austrália.
Em meio aos incêndios que atingem a província de Córdoba, uma fotografia de 3 bombeiros manchados de fuligem é compartilhada nas redes sociais como se fosse atual. Mas isso é falso.
A imagem não foi tirada nos últimos dias nem corresponde aos incêndios que ocorrem nas montanhas de Córdoba, mas foi captada em 2019 durante incêndios na Tasmânia, na Austrália.
Não é a primeira vez que esta imagem circula num contexto de desinformação. Em 2022, diversas publicações afirmaram que os bombeiros da imagem eram “ucranianos”. Isto foi negado pelos sites de verificação de factos Maldita.es, Associated Press, Newtral e Reuters.
Uma fotografia de três bombeiros no que parece ser um helicóptero está circulando nas redes sociais, com os rostos e trajes manchados de preto após serem expostos à fumaça. O momento teria sido captado no contexto dos incêndios na província de Córdoba , onde mais de 69 mil hectares já foram devastados até agora em 2024.
“Córdova. Simplesmente, HERÓIS!!!!!!!” (sic) e “Os verdadeiros heróis desta história…” são algumas mensagens publicadas por diferentes usuários com a imagem.
No entanto, isso é falso. A imagem viral não é atual nem corresponde aos incêndios em Córdoba : foi tirada em 2019 durante incêndios ocorridos na Tasmânia, na Austrália. Não é a primeira vez que esta imagem circula num contexto de desinformação. Em 2022, diversas publicações afirmaram que os bombeiros da imagem eram “ucranianos”. Isto foi negado pelos sites de verificação de factos Maldita.es, Associated Press, Newtral e Reuters…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷