Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o TSE voltou atrás e permitiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dispute as eleições de 2026. As peças de desinformação compartilham um trecho do voto do ex-ministro Benedito Gonçalves durante o julgamento de uma ação rejeitada pela corte eleitoral em outubro de 2023. O resultado, no entanto, não anula as outras duas condenações do ex-presidente, que está inelegível até 2030.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.500 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (20). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações têm compartilhado um trecho do voto do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves durante julgamento ocorrido em outubro de 2023 para fazer crer que a corte teria permitido que Bolsonaro concorra às eleições em 2026. Ainda que o ex-presidente tenha, de fato, sido absolvido nesse processo específico, pesam contra ele duas outras condenações que o tornam inelegível até 2030.
A ação citada pelas peças de desinformação foi ajuizada pelo PDT e pedia a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político. A alegação do partido é que o então presidente teria cometido irregularidades ao supostamente transmitir uma live em agosto de 2022 do Palácio do Alvorada…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos