Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 11 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um vídeo publicado no Facebook relatando a suposta notícia de que o criador da vacina anti-Covid Moderna havia sido preso pelo exército. O vídeo também traz a foto de uma mulher e um texto sobreposto que diz: “A rainha do mRNA, que nem havia sido vacinada, foi presa nos EUA”. O mesmo conteúdo é publicado no TikTok.
Isto é uma notícia falsa.
A mulher da foto é a bioquímica americanaMelissa J. Moore, Que até março de 2023 ela ocupou o cargo de diretora científica da plataforma de pesquisa de mRNA da Moderna, empresa farmacêutica norte-americana queEle desenvolveu uma das vacinas de mRNA contra a Covid-19. A informação de que Moore foi preso e não foi vacinado contra a Covid-19 não tem fundamento.
A notícia infundada foi originalmente difundido em 30 de agosto de 2023 em inglês por Real raw news . Este é um site que em informações próprias adverte contra a publicação de artigos inventados com intenções irônicas e satíricas. Por notícias reais e cruas aqui estamos ocupado anteriormente porque alguns de seus conteúdos Eu sou então se tornou objeto de desinformação, como neste caso.
..