Falso: Não é verdade que Lula discursou bêbado em evento e disse que faria pedido a ‘amigo do Hamas’

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Lula (PT) discursou bêbado a jornalistas em Brasília e disse que pediria a um “amigo” do grupo extremista palestino Hamas que libertasse reféns israelenses. Os vídeos que circulam com a falsa alegação foram editados e tiveram a velocidade de reprodução reduzida. No registro original, o presidente afirma que não hesitaria em negociar com países aliados ao grupo.

Publicações que usam o vídeo editado acumulavam 120 mil visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (12). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

O registro de um café da manhã de Lula com jornalistas em Brasília foi editado por publicações nas redes para alegar que o presidente teria comparecido bêbado ao evento. O trecho usado pelas peças de desinformação foi recortado e desacelerado para fazer crer que o petista estava embriagado e teria dito que pediria a um “amigo do Hamas” para libertar os reféns israelenses em poder do grupo.

No registro original, é possível notar que não há alterações na fala de Lula que indiquem que ele estaria embriagado. O presidente também não diz que pediria a um amigo do Hamas que libertasse os reféns, e sim que não hesitaria em dialogar com países aliados ao grupo extremista para negociar a libertação dos prisioneiros…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos