Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias disse em depoimento à PF (Polícia Federal) que José Dirceu (PT), ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, planejou os ataques golpistas de 8 de janeiro e teve o aval do presidente da República. Nenhuma declaração semelhante consta no relatório da PF, publicado pela CNN Brasil na sexta-feira (21).
Publicações com a informação enganosa acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24) e também circulam no WhatsApp (fale com a Fátima).
Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias não disse em depoimento à PF que os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro foram planejados por José Dirceu com o aval do presidente Lula. Conforme pode ser verificado no relatório da PF disponibilizado pela CNN Brasil, o ex-ministro petista não foi citado em qualquer momento pelo general.
Dias foi chamado para prestar depoimento após a divulgação de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto revelarem que ele estava no local durante os ataques e que teria indicado a saída do prédio para alguns invasores.
No testemunho à PF, o militar disse que chegou ao Palácio do Planalto por volta das 14h50 daquele domingo e acompanhou o desenrolar da invasão. Ele, que admitiu ter encontrado invasores no prédio por volta das 16h, disse não ter efetuado prisões por não ter condições materiais e por acreditar que as pessoas seriam detidas pelos agentes de segurança que se encontravam nos pisos inferiores…