Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, tenha pedido a prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes após a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF) apresentar provas de que o magistrado recebe dinheiro do narcotráfico. Diferentemente do que alegam as peças de desinformação, a parlamentar nunca denunciou o magistrado e a PGR afirmou que não há pedido de prisão nem procedimentos com esse teor contra ministros do STF.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (9).
Publicações nas redes mentem ao alegar que o FBI pediu a prisão de Alexandre de Moraes após a deputada Paula Belmonte apresentar provas de que o ministro do Supremo Tribunal Federal recebe dinheiro do narcotráfico. Segundo as peças de desinformação, a prisão já teria sido deferida pela Procuradoria-Geral da República.
A assessoria de Belmonte afirmou ao Aos Fatos que a parlamentar não fez qualquer denúncia ao FBI nem a autoridades brasileiras contra Moraes, o STF ou qualquer outro órgão. A assessoria também negou que a deputada tenha ido à sede da agência americana durante viagem a Washington – que ocorreu em 2019, e não no início de 2024, como alegam os posts enganosos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos