Falso: Não é recente vídeo em que deputada americana critica Moraes

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é recente nem tem relação com a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil o vídeo em que uma deputada americana critica o ministro do STF Alexandre de Moraes. A declaração ocorreu em maio deste ano durante uma reunião da comissão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que discutia supostos “ataques à liberdade de expressão” no Brasil perpetrados por Moraes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12.300 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (2).

Uma declaração feita em maio pela deputada americana María Elvira Salazar tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma reação à suspensão do X no Brasil, ocorrida na última sexta-feira (30). Em sua fala, Salazar critica o ministro Alexandre de Moraes e afirma que o empresário Elon Musk seria um “alvo” do Supremo Tribunal Federal.

O discurso de Salazar ocorreu em 7 de maio deste ano durante uma sessão da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que debateu supostos “ataques à liberdade de expressão” no Brasil comandados por Moraes.

Durante a reunião, a congressista republicana classificou o ministro como um “operador totalitário” que atuava contra a liberdade de expressão no Brasil. Ela afirmou ainda que Moraes ordenava que o X derrubasse publicações de políticos conservadores e que Elon Musk estaria resistindo às ordens, “como deve acontecer em uma democracia”.

A declaração foi motivada pela divulgação de um relatório feito pela ala republicana da Comissão Judiciária da Câmara de Representantes em abril deste ano. O documento aborda uma suposta “censura à liberdade de expressão online no Brasil” e critica as decisões de Moraes que determinaram a suspensão de contas no X…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos