Falso: Não é ex-diretor da Anvisa homem que critica governo Lula por desintrusão de terra indígena no Pará

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é um ex-diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o homem que aparece em vídeo criticando o governo Lula pela desintrusão da terra indígena Apyterewa. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o autor da gravação é o criador de conteúdo Severino Silva, que nunca integrou o quadro de diretores da autarquia.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (9). As peças de desinformação também circulam no Whatsapp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Posts nas redes enganam ao identificar como ex-diretor da Anvisa o homem que, em vídeo, critica o governo pela desintrusão do território indígena Apyterewa, no Pará. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que quem aparece nas imagens é o produtor de conteúdo do Kwai Severino Silva.

Em nota, a Anvisa negou que haja qualquer diretor ou ex-diretor com aparência similar à do homem que aparece nas imagens. Em busca no quadro de funcionários da empresa, a reportagem também não identificou nenhum representante ou ex-representante da diretoria chamado Severino Silva.

O atual diretor-presidente do órgão regulador é Antônio Barra Torres, nomeado por Jair Bolsonaro (PL) em 2020. Seu mandato se encerra neste mês.

No vídeo, Severino Silva critica o governo por remover produtores que invadiram ilegalmente a terra indígena Apyterewa, no Pará. A gestão Lula iniciou em outubro de 2023 uma operação de desintrusão do território, que sofreu durante mais de uma década com práticas de extração ilegal de madeira, garimpo e criação de gado. A ação foi concluída em março deste ano…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos