Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Não há registro de que Sheinbaum tenha feito essa declaração ou do que é mencionado no restante da carta. O texto circula na internet pelo menos desde setembro de 2024 como uma corrente de mensagens para encaminhamento de conteúdo no Facebook.
Está circulando nas redes sociais uma suposta carta da presidente mexicana Claudia Sheinbaum a Donald Trump, na qual ela afirma o seguinte: “Eles vão implorar para que derrubemos o maldito muro. Não queríamos isso, mas se você quisesse um muro, você teria um muro.”
No entanto, isso é falso. Não há registro de que Sheinbaum tenha feito essa declaração ou do que é mencionado no restante da carta.
O texto circula na internet pelo menos desde setembro de 2024 como uma corrente de mensagens para encaminhamento de conteúdo no Facebook, e não contém nenhuma declaração oficial de Claudia Sheinbaum.
Circula nas redes sociais uma suposta carta da presidente do México, Claudia Sheinbaum, a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos , sobre a construção de um muro na fronteira entre os dois países . Lá, a presidente mexicana alertaria seu colega americano sobre como os produtos americanos poderiam ser substituídos por marcas de outros países.
A suposta carta afirma, entre outras coisas, o seguinte: “Sabemos, por exemplo, que se esses 7 bilhões de consumidores não comprarem seus produtos, haverá desemprego e sua economia entrará em colapso (dentro do muro racista) a ponto de eles implorarem para que derrubemos o maldito muro. Não queríamos isso, mas se você quisesse um muro, você teria um muro.”
No entanto, isso é falso. Não há registro de que Sheinbaum tenha feito essa declaração ou do que é mencionado no restante da carta. A desinformação foi publicada no TikTok e no Facebook , onde foi compartilhada mais de 5.000 vezes…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷