Falso: Não, a União Europeia não obrigou os capitães das seleções nacionais no Euro 2020 a usarem fitas LGTBI+

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A União Europeia não tem poderes na Eurocopa. Além disso, não há obrigação de os capitães das equipas desse torneio utilizarem essa fita, conforme informou a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). Os jogadores que usavam aquela fita naquela época, como o alemão Manuel Neuer, o fizeram voluntariamente, e eram apenas 3.

Circulam no Facebook publicações alegando que no Euro 2020 a União Europeia obrigou os capitães das seleções nacionais a usarem uma bandana LGTBI+ e que o futebolista português Cristiano Ronaldo se recusou a usá-la. Mas isso é falso.

A União Europeia não tem poderes na Eurocopa. Além disso, não há registros de que a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) tenha imposto o uso da braçadeira LGTBI+.

Os jogadores que usavam aquela fita naquela época, como o alemão Manuel Neuer, o fizeram voluntariamente, e eram apenas 3.

Circula no Facebook uma publicação sobre o futebolista português Cristiano Ronaldo que afirma o seguinte: “No Euro 2020, a União Europeia impôs a todos os capitães de seleções nacionais o uso do distintivo LGTB. No entanto, Cristiano Ronaldo foi o único capitão do Euro que recusou e não usou a bandana LGBT. A partir daqui, a FIFA enlouqueceu e começou a guerra global contra Ronaldo! Não à imposição da Agenda 2030! ”. Na imagem da publicação também é possível ver o português com uma fita de capitão azul que diz “respeito” (respeito, em inglês), juntamente com o líder da seleção alemã de futebol, Manuel Neuer, este último com a fita LGTBI+.

No entanto, o que a publicação diz é falso. Não há registos de que a União Europeia ou a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) tenham imposto a utilização da pulseira LGTBI+ e quem o fez nessa altura foi por decisão voluntária. Também é falso que Cristiano Ronaldo tenha sido o único capitão que não a usou: apenas 3 usaram a fita.

O conteúdo foi compartilhado mais de 490 vezes no Facebook e teve mais de 20 mil “curtidas”. Também circulou no Threads …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷