Falso: Não, a placa que afirma que foi tirada a aposentadoria de mil estrangeiros em Misiones não é atual: o fato ocorreu em 2017

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Uma placa com suposta manchete de veículo de comunicação circulou nas redes sociais como se fosse atual. Diz: “Misiones: tiram a aposentadoria de mil estrangeiros que nunca viveram na Argentina”. No entanto, isto é enganoso: o título pertence a um artigo publicado no jornal La Nación e outros meios de comunicação, mas corresponde a 7 de fevereiro de 2017.
Uma placa com suposta manchete de veículo de comunicação circulou nas redes sociais como se fosse atual. Diz: “Misiones: tiram a aposentadoria de mil estrangeiros que nunca viveram na Argentina”.

No entanto, isto é enganoso: o título pertence a um artigo publicado no jornal La Nación e outros meios de comunicação, mas corresponde a 7 de fevereiro de 2017.

A descrição menciona declarações de Marcelo Julien, que em 2017 era Chefe da Unidade de Atenção Integral (UDAI) da Anses em Posadas, quando a notícia foi publicada, mas não desempenha mais essa função. 

Circula no WhatsApp , Instagram e Facebook uma placa que simula o título e o download de uma nota em um meio de comunicação, com o seguinte texto: “Missões: tiram a aposentadoria de mil estrangeiros que nunca viveram na Argentina. Foram concedidos a paraguaios e brasileiros residentes em municípios limítrofes da província.” 

Isto é enganoso: é uma nota antiga, publicada pela mídia em 2017.

A notícia foi publicada em fevereiro de 2017 pelos meios de comunicação Infobae e La Nación . A captura viral que se pretende atual corresponde a uma nota do La Nación: tem exatamente o mesmo título e o mesmo download…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷