Falso: Não, a OMS não ordenou aos governos que se preparassem para ‘mega-lockdowns’ devido ao surto de varíola dos macacos

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

No dia 14 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional devido à propagação do mpox no continente africano, mas em nenhum momento mencionou a possibilidade de implementação de quarentenas. Também não tem capacidade para impor medidas sanitárias a nenhum país.
Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ordenou aos governos que “se preparassem para mega-lockdowns devido à estirpe mortal da varíola dos macacos”.

Mas isso é falso. Em 14 de agosto, a OMS declarou emergência de saúde pública internacional devido à propagação da mpox (conhecida como varíola dos macacos) no continente africano, mas em nenhum momento mencionou a possibilidade de implementação de quarentenas ou restrições à mobilidade.

A OMS não tem capacidade de impor medidas de saúde à população de nenhum país. Na verdade, recomendou que os Estados “absterem-se de aplicar medidas de saúde relacionadas com viagens”.

Depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado emergência de saúde pública internacional devido ao aumento de casos de mpox (conhecida como varíola dos macacos) no continente africano, diversas publicações viralizaram nas redes sociais alegando que o organismo ordenou aos governos que preparassem “megaconfinamentos ”para combater a doença.

Algumas das publicações virais incluem um link para um artigo publicado num portal online com o seguinte título: “A OMS ordena aos governos que se preparem para ‘mega-lockdowns’ devido à estirpe mortal da varíola dos macacos”.

Mas isso é falso. O comunicado oficial da OMS, com a declaração da emergência de saúde pública internacional pela mpox, não faz qualquer menção à possibilidade de implementação de “megaconfinamentos” ou restrições de mobilidade de qualquer tipo. Além disso, a organização não tem capacidade para impor medidas em nenhum país…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷