Falso: Não, a ivermectina não cura nem previne a dengue e seu uso sem indicação médica pode ser arriscado à saúde.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Postagens circulam nas redes sociais indicando que a dengue pode ser curada com um medicamento chamado ivermectina. No entanto, isso é falso. Não há evidências científicas que permitam afirmar que a ivermectina – antiparasitário geralmente utilizado em animais – cure ou previna a dengue, segundo especialistas.
Postagens circulam nas redes sociais indicando que a dengue pode ser curada com um medicamento chamado ivermectina. No entanto, isso é falso. 

Não há evidências científicas que permitam afirmar que a ivermectina – antiparasitário geralmente utilizado em animais – cure ou previna a dengue, segundo especialistas.

A Organização Pan-Americana da Saúde explica que “não existe medicamento específico para tratar a dengue”. Na Argentina existe uma vacina para prevenir a doença, mas por enquanto ela não está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.

Circulam nas redes sociais postagens que indicam: “ Dengue se cura com Ivermectina e previne-se com Ivermectina. Muñiz Hospital Infectologia” (sic), e a seguir as publicações indicam uma suposta receita de como tomá-la. 

No entanto, isso é falso: não há evidências científicas que sustentem o uso da ivermectina – um antiparasitário geralmente usado em animais – para curar ou prevenir esta doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti . Além disso, o consumo de medicamentos sem a devida prescrição médica pode ser arriscado à saúde. 

Como alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) , “informações errôneas e falsas podem prejudicar a saúde física e mental das pessoas, e dificultar-lhes o acesso a informações de fontes confiáveis ​​e a obtenção de orientações válidas nos momentos em que isso é feito mais necessário para a tomada de decisão”. fazendo.”..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷