Falso: Não, a Internacional Comunista não escolheu Javier Milei como ‘seu maior inimigo’: a organização foi dissolvida em 1943

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circulam nas redes sociais postagens indicando que a Internacional Comunista escolheu o presidente argentino Javier Milei como “seu maior inimigo” para 2024. Isso é falso: a organização não existe mais desde 1943.
Circulam postagens nas redes sociais indicando que a Internacional Comunista escolheu o presidente argentino Javier Milei como “seu maior inimigo” para 2024. Isso é falso: a organização não existe desde 1943. 

As postagens desinformadas reproduzem uma nota do La Derecha Diario – portal que em diversas ocasiões compartilhou informações falsas verificadas pelo Chequeado -, e também foi retuitada pelo próprio Milei. 

A organização que emitiu um comunicado em 22 de dezembro de 2023 rejeitando as medidas do presidente foi a Federação Mundial de Sindicatos, mas nunca o nomeou como “seu maior inimigo”. 

Postagens que circulam no Facebook , Tik Tok e Contudo, isto é falso: a organização Comunista Internacional foi dissolvida em 1943. 

O próprio Javier Milei compartilhou a matéria do La Derecha Diario com o comentário: “Muito obrigado por tamanha HONRA…!!! VIVA A PORRA DA LIBERDADE.” 

Conforme explicado nesta nota , La Derecha Diario é um site argentino vinculado ao La Libertad Avanza que costuma compartilhar traduções em espanhol de conteúdos divulgados pela direita americana e cujas publicações falsas foram verificadas pelo Chequeado em diversas ocasiões…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷