A Igreja Católica não eliminou essa tradição e, além disso, não há nenhum documento ou anúncio oficial a respeito.Três dioceses localizadas em Caserta, no sul da Itália, decidiram suspender temporariamente a presença de padrinhos e madrinhas nos batismos.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um texto que alerta: “Tchau, padrinhos. A Igreja Católica os elimina dos batismos. De acordo com o conteúdo viral, a Igreja Católica informou que essa tradição será suspensa e os regulamentos entrarão em vigor em 9 de abril.
No entanto, isso é enganoso. A Igreja Católica não eliminou essa tradição e, além disso, não há nenhum documento ou anúncio oficial a respeito.Três dioceses localizadas em Caserta, no sul da Itália, decidiram suspender temporariamente a presença de padrinhos e madrinhas nos batismos.
Segundo o bispo italiano Giacomo Cirulli, o motivo da suspensão “não visa diminuir o valor dessas figuras, mas representa uma tentativa do bispo de recuperar sua identidade e missão”.
Circula nas redes sociais um texto que alerta: “Tchau, padrinhos. A Igreja Católica os elimina dos batismos. Segundo o conteúdo viral, a proposta para acabar com essa tradição foi feita pelo bispo italiano Giacomo Cirulli e seria aplicada a partir do próximo dia 9 de abril.
No entanto, os dados – que tiveram mais de 65.000 curtidas no TikTok e 14.000 compartilhamentos no Facebook – são enganosos . A decisão de suspender a presença de padrinhos e madrinhas vale apenas para 3 dioceses localizadas na província de Caserta, no sul da Itália, e é válida por 3 anos. A Igreja Católica não fez nenhuma alteração nessa tradição e, além disso, não há nenhum documento oficial a esse respeito.
Em 8 de março, o bispo italiano Giacomo Cirulli anunciou em comunicado que suspenderá “ ad experimentum e por 3 anos” a presença de padrinhos e madrinhas para Batismo, Crisma e Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RCIA) nas 3 dioceses governa a região da Campânia (Teano-Calvi, Alife-Caiazzo e Sessa Aurunca), no sul da Itália. O decreto entrará em vigor a partir de 9 de abril, no início da Páscoa…