Falso: Não, a França não anunciou o fechamento da internet em meio à violência em Paris

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O comunicado de imprensa é falso. Apesar da violência em Paris, o governo francês não ordenou o fechamento total ou parcial da internet.

Os tumultos começaram em Nanterre , um subúrbio da Paris na França, depois que a polícia matou a tiros um garoto de 17 anos chamado Nahel durante uma parada de trânsito. Até 40.000 policiais e agentes de choque foram mobilizados em Paris para reprimir os protestos, pois mais de 700 manifestantes foram presos. O presidente Emmanuel Macron realizou uma reunião em 3 de julho com membros do parlamento e uma segunda está marcada para 4 de julho sobre a atual agitação na França.

Nesse contexto, um comunicado de imprensa, supostamente emitido pelo Ministério do Interior da França, discutindo os protestos em andamento na capital do país, Paris, se tornou viral nas redes sociais. Ele diz que os serviços de internet serão temporariamente suspensos a partir de 3 de julho durante a noite em certas áreas para “evitar o uso indevido de mídias sociais e plataformas online para coordenar ações ilegais e incitar a violência”.

A legenda do post afirma “Bem na hora. A França está planejando desligar a internet do país na tentativa de impedir que o mundo veja o que os invasores estão fazendo com a nação. 

Em apenas alguns dias, a França se transformou em uma nação do Oriente Médio envolvida em guerra com seu déspota, limitando as notícias de chegar ao mundo exterior.

Elon desligou completamente 450 milhões de usuários do Twitter para punir alguns “raspadores” de copiar postagens do Twitter. Apenas uma coincidência que aconteceu logo após Macron exigir que todas as empresas de mídia social parassem de compartilhar vídeos de distúrbios raciais acontecendo na França”.

..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳