Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A OMS fala de “doença X” ou “patógeno X” para se referir a um patógeno hipotético, a fim de se preparar para uma possível emergência. Ou seja, não existe uma verdadeira “doença
Vários conteúdos circulam indicando que a OMS alertou para a chegada de “doenças É falso.
A OMS fala de “doença X” ou “patógeno X” para se referir a um patógeno hipotético, a fim de se preparar para uma possível emergência. Ou seja, não existe uma verdadeira “doença
A mais recente desinformação surgiu na sequência de uma conferência realizada em 17 de janeiro de 2024 no Fórum Económico Mundial, intitulada “Preparação para a Doença X”.
Vários conteúdos circulam indicando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a chegada de “doenças É falso. Nem a OMS anunciou a chegada desta suposta patologia nem existe a “doença X”. Este é um conceito que esta organização utiliza para se referir a um patógeno hipotético , a fim de se preparar para uma possível emergência.
Esse tipo de desinformação circula desde 2018 e foi desmentido pelo Factchequeado e outros verificadores como EFE Verifica e AFP . A narrativa tornou-se viral novamente em janeiro de 2024 devido a uma conferência realizada no dia 17 daquele mês no Fórum Econômico Mundial, em Davos, cidade da Suíça. Foi intitulado “ Preparando-se para a Doença X ” e contou com a participação de vários palestrantes, incluindo o Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Nos últimos anos, a OMS tem falado em diversas ocasiões em “doença X” e “patógeno X” para definir um patógeno de forma hipotética; Ou seja, não existe, mas chamam-lhe “X” para assumir ou exemplificar que existiu . Em 2018, incluiu a “doença X” na sua lista de patógenos infecciosos que representam uma maior ameaça à saúde global devido ao seu potencial epidêmico…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷