Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: O que parece ser uma declaração da coalizão Azimio la Umoja do Quênia, liderada pelo candidato presidencial Raila Odinga nas eleições de agosto de 2022, agradece a Royal Media Services por sua cobertura dos protestos de março de 2023. Mas o documento é falso.
O documento tem como título “AGRADECIMENTO AOS SERVIÇOS DE MÍDIA ROYAL” e agradece a Citizen TV , emissora de TV de propriedade da empresa, pela cobertura dos protestos.
“Escrevo para registrar meu sincero reconhecimento e apreço por seu apoio durante a manifestação pacífica de hoje em defesa de nossa democracia”, diz parte do documento.
“A Citizen Television fez um excelente trabalho para mostrar ao Quênia e ao mundo a determinação dos quenianos em defender sua democracia e recuperar sua vitória roubada nas eleições do ano passado”, diz .
O documento também agradece ao fundador da empresa, Samuel Kamau Macharia, “por estar ao lado do Quênia e dos quenianos”. Pede à empresa que volte a dar cobertura nos demais protestos agendados pela coligação…