FALSO: Não, a comissão de direitos humanos de Uganda não rejeitou as feridas do homem da oposição, o tweet é falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Postagens nas redes sociais alegam que a comissão de direitos humanos de Uganda disse que as feridas abertas de um membro da oposição foram forjadas. Mas isso é baseado em um tweet fabricado.

O tweet na captura de tela, postado no Facebook, diz : “Vimos fotos editadas do Sr. Eric Tumwesigwa alegando tortura por CMI. Nossas investigações como @UHRC_UGANDA mostram que a vítima aplicou corantes alimentícios para retratar a tortura”.

Termina: “Estamos acostumados com as travessuras do NUP de agitação da turba! Por favor, desconsidere o cartão de condolências.”

Eric Mwesigwa é um apoiador de Robert Kyangulanyi , popularmente conhecido como Bobi Wine . Após uma violenta campanha eleitoral, Uganda foi às urnas em 14 de janeiro de 2021. Wine, um músico popular, perdeu para o presidente Yoweri Museveni, que está no poder desde 1986. 

NUP refere-se à Plataforma de Unidade Nacional, o partido político liderado por Wine , enquanto o CMI é a unidade de inteligência militar do exército de Uganda…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦