Falso: Não, a boxeadora Imane Khelif não foi suspensa pela Organização Mundial de Boxe nem perdeu medalhas

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Uma placa circula no Tik Tok alegando que o boxeador argelino Imane Khelif foi supostamente suspenso pela Organização Mundial de Boxe. No entanto, isso é falso. A mesma organização negou a publicação e o Comité Olímpico Internacional (COI) garantiu que não retirou as suas medalhas.
Uma placa circula no Tik Tok alegando que o boxeador argelino Imane Khelif foi supostamente suspenso pela Organização Mundial de Boxe.

No entanto, isso é falso. A mesma organização negou a publicação e o Comité Olímpico Internacional (COI) garantiu que não retirou as suas medalhas. Além disso, há indícios claros de que a imagem que acompanha a postagem foi criada com inteligência artificial.

Imane Khelif já havia sido alvo de desinformação. Durante os Jogos Olímpicos de 2024, circularam postagens nas redes sociais alegando que a boxeadora havia se aproveitado do esporte por ser uma “mulher trans”. Isso é falso, conforme verificado.

Circula no Tik Tok uma placa sobre o boxeador argelino Imane Khelif que diz o seguinte: “A decisão finalmente foi tomada: os Jogos Olímpicos da Vergonha! Argélia de luto… O boxeador argelino )sic) foi banido para sempre depois que a organização mundial de boxe o declarou homem. “Ele perde todas as suas medalhas e seu prêmio de US$ 25 milhões.”

No entanto, isso é falso. A Organização Mundial de Boxe (WBO) negou a informação em comunicado . Além disso, não há registos de que o Comité Olímpico Internacional (COI) tenha feito essa afirmação.

Além disso, há indícios claros de que a imagem que acompanha a postagem foi criada com inteligência artificial…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷