Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Isso é falso, pois a artrite reumatóide é uma doença autoimune de causa desconhecida até agora e não há nenhuma dieta específica que tenha demonstrado prevenir ou curar essa doença.
Está circulando no Facebook um vídeo no qual se argumenta que esta doença é causada “por uma infecção na boca ou no intestino” ou “intoxicação por metal” e que evitar uma série de alimentos “ajudará você a ficar melhor”.
No entanto, isso é falso, pois a artrite reumatóide é uma doença autoimune de causa desconhecida e não existe uma dieta específica que tenha demonstrado prevenir ou curar essa doença.
O protagonista do vídeo já havia espalhado várias desinformações sobre saúde que foram verificadas pelo Checked .
Circula no Facebook um vídeo de uma pessoa que afirma que “a artrite é consequência de uma infecção que se tem na boca ou no intestino ou intoxicação por metais”. Acrescenta ainda que “a recomendação é não acreditar que o corpo ataca o corpo por azar ou acreditar na narrativa oficial de que isso é genético” e que o que acontece é que “existe uma toxina no corpo que está a produzir esta reação autoimune.” .
Além disso, dá uma série de recomendações ligadas à eliminação de laticínios, grãos, cereais, sementes, tomate, batata, pimentão, páprica e berinjela que supostamente “vão ajudar você a se sentir melhor” e “curar o intestino”. No entanto, tudo isso é falso.
A pessoa que aparece no vídeo é Ludwig Johnson, que se apresenta como cirurgião formado pela Universidade Central da Venezuela (UCV) e que foi protagonista de uma desinformação anterior , verificada por Chequeado …