Falso: Musk não exigiu renúncia de Moraes com ameaça de cortar GPS de aviões

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que Elon Musk tenha pedido a renúncia do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sob ameaça de cortar o sinal de GPS da aviação no Brasil, como sugerem publicações que circulam pelas redes sociais.

Na verdade, o vídeo foi retirado de um perfil no TikTok que satiriza a política brasileira.

A publicação contém a seguinte mensagem no topo: “Gente o Elon Musk é Dono da maior rede de satélites e os aviões têm voo gerenciado por GPS e tecnologia de satélite. Isso vai virar um caos”.

Abaixo, ao lado de uma foto de Musk, há um vídeo no qual um homem diz: “Elon Musk deu 72 horas ao STF no Brasil. É isso mesmo. E ele já falou que, se as coisas não mudarem, nenhum avião voa no Brasil. E ele até já perguntou para Lula: ‘você quer voltar a andar de ônibus?'”

Em outro trecho, ele diz: “Elon Musk, em uma atitude heroica, assim como ele é mesmo, disse que se Alexandre de Moraes não renunciar, não tomar juízo e se entregar pra polícia, entrando pra cadeia, ele vai parar o mundo com seus satélites internacionais da Marvel. Xandão não sabe com quem está brincando: com o dono do mundo”.

Vídeo original é de perfil de humor. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o vídeo foi originalmente postado pelo perfil @davizera.reis no TikTok (aqui) com a legenda “enquanto mundo for conivente, esse tal de Elon Musk vai continuar agindo como uma criança mimada, que acha que pode tudo… #lula”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere