FALSO: Mulher que orientou golpistas após atos em Brasília não é Sofia Manzano, do PCB

Apurado pelo site Lupa

Posts nas redes sociais afirmam que Sofia Manzano, ex-candidata à Presidência pelo PCB, seria a mulher que orientou golpistas a deixarem o acampamento em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, após os atos de 8 de janeiro. É falso. Mulher que aparece nas imagens é uma pastora evangélica.
Mensagens no WhatsApp afirmam que a professora Sofia Manzano, ex-candidata à Presidência da República pelo PCB, é assessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atuou como ‘infiltrada’ durante os atos golpistas de 8 de janeiro. É falso.

Publicações associam Manzano a uma mulher que foi filmada orientando manifestantes golpistas a entrarem em um ônibus durante ação de desmobilização de alojamentos em frente ao Quartel General de Brasília (QGEx), no dia 9 de janeiro. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Sofia Manzano . A do ônibus ! Assessora Lularápio! Descobriram a ” vagaba” que incentivou os patriotas a entrarem no ônibus com destino ao campo de concentração!! Vamos compartilhar para torná- la famosa!!! Essa cadela tem que ser indiciada URGENTE!! !! !!

Sofia Padua Manzano não é a mulher que orientou manifestantes golpistas a saírem de um acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Na verdade, a pessoa que aparece nas imagens é a pastora Thereza Helena Oliveira Souza Sena, liderança religiosa da igreja evangélica Nova Aliança, localizada em Zurique, na Suíça. Ela foi presa após os atos golpistas de 8 de janeiro…

Veja a apuração completa no site Lupa