Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra a Miss Venezuela em protesto contra o ditador Nicolás Maduro. A mulher que aparece na cena retratada nas peças de desinformação é a ativista ucraniana Ilona Chernobai, que se manifestou durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2023, contra a invasão russa.
As publicações enganosas acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook até a tarde desta sexta-feira (16). As peças de desinformação circulam também no Threads, no Instagram e no Whatsapp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).
Um vídeo em que uma mulher trajada com um vestido azul e amarelo lança sangue falso sobre o próprio corpo tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse um protesto da Miss Venezuela contra Maduro. Quem aparece nas imagens, no entanto, é a ativista ucraniana Ilona Chernobai, que se manifestou contra a invasão de seu país pela Rússia.
A cena ocorreu durante a 76ª edição do Festival de Cannes, na França, em maio de 2023 (veja abaixo). Na ocasião, Chernobai se deslocou pelo tapete vermelho e, ao parar diante dos fotógrafos, retirou de dentro do vestido duas sacolas com sangue falso, que lançou sobre o próprio corpo. A mulher foi retirada do local pelos seguranças…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos