Postagem no Facebook adicionou legenda falsa sobre reportagem da CNN Brasil a respeito de prisão de suspeita de financiar ataques aos Três Poderes
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que uma mulher presa em decorrência das investigações pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro seja uma “infiltrada” do Partido dos Trabalhadores (PT). Nas redes sociais dela, há diversas publicações feitas no ano passado, ainda durante a campanha eleitoral, a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, não há qualquer registro de filiação dela ao PT.
No Facebook, um post repercute uma reportagem da CNN informando a prisão no Rio de Janeiro de dois suspeitos de envolvimento na organização e financiamento dos atos antidemocráticos. Sobre as imagens da emissora, o autor da postagem acrescentou as legendas “petista que financiou ataques foi presa”, “a casa caiu: mulher presa no Rio financiou ataques em Brasília” e “mídia comprada não fala que presa tem ligação com PT”. Esse conteúdo somou 5,5 mil curtidas e 1,2 mil comentários, que foi visualizado 130 mil vezes. O CrowdTangle identificou a mesma peça desinformativa circulando em vários grupos de direita na plataforma e também no Twitter.
A reportagem da CNN, veiculada em 27 de janeiro, identifica apenas um dos presos, Roberto Henrique de Souza Junior, subtenente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, apontado como um dos financiadores do movimento antidemocrático e detido em Campo dos Goytacazes. Sobre a outra pessoa, afirma apenas se tratar de uma mulher de 48 anos que se entregou à Polícia Federal na mesma cidade, após ter sido expedido contra ela um mandado de prisão temporária…