Falso: Mudança no rótulo da vacina contra covid da Janssen ocorreu em 2021

Apurado pelo site Estadão Verifica

Vídeo usa trecho de programa da CNN como se fosse de 2023 para afirmar que só agora efeitos colaterais do imunizante estão sendo divulgados; casos de Síndrome de Guillain-Barré associados à vacinação são raros
O que estão compartilhando: que a Food and Drug Admnistration (FDA), órgão dos Estados Unidos similar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualizou o rótulo da vacina da Janssen contra a covid-19 para incluir risco de associação à Síndrome de Guillain-Barré, e que só agora os efeitos colaterais da vacina estão sendo divulgados.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo reproduz trecho do programa Expresso CNN do dia 12 de julho de 2021 – há mais de dois anos – quando a FDA anunciou uma atualização no rótulo da vacina na Janssen contra a covid-19 a fim de alertar a população sobre uma possível complicação associada ao imunizante: a Síndrome de Guillain-Barré.

Diferente do que diz o post aqui investigado, que acumula quase 3 mil interações no Instagram e também circula bastante no TikTok, os efeitos colaterais não estão sendo divulgados apenas agora, em 2023. A Anvisa fez o alerta no Brasil ainda em 2021, dias depois da decisão da FDA…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica