Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Um influenciador palestino da mídia social com um amplo público tem postado vídeos sobre a guerra em Gaza, inclusive sobre a invasão militar israelense ao hospital al-Shifa . Saleh Aljafarawi tem dezenas de milhares de seguidores no Instagram, TikTok e YouTube; ele não é jornalista, mas canais de TV, incluindo MSNBC , BBC e Al Jazeera, transmitiram algumas de suas imagens do conflito, e a Al Jazeera o rotulou de “jornalista” em seu clipe.
Rob Schmitt, locutor do canal conservador Newsmax TV, lançou dúvidas sobre a legitimidade de Aljafarawi em um segmento de 10 de novembro que chamou a atenção da MSNBC.
“Com sangue falso nas mãos, é esse cara bem aqui”, disse Schmitt. “A MSNBC não presta atenção em nada? Esse cara está em toda parte, ele é um ator de crise. Ele está em todas as crises possíveis. Ele é pago pelo Hamas e a MSNBC o coloca na TV, que piada.”
O chyron do Newsmax dizia: “MSNBC transmite ‘Ator de crise’ em Gaza.” Um usuário do Instagram compartilhou o clipe de Schmitt, que contém conteúdo confidencial. Foi sinalizado como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸