Apurado pelo site Lupa
Post afirma que um bailarino, totalmente imunizado contra Covid-19, morreu durante uma apresentação. E que este teria sido o motivo de sua morte. É falso. O vídeo foi registrado na Chechênia, no final de 2016 e não tem relação com a pandemia da Covid-19.
Vídeo mostra um bailarino em cena quando, de repente, cai e morre durante apresentação. O homem que narra as imagens afirma que o artista estava “totalmente imunizado”, fazendo referência à Covid-19 – e que este seria o motivo da suposta morte. A informação é falsa.
O vídeo foi gravado em 2016, três anos antes de surgir a pandemia da Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Totalmente vacinado, totalmente imunizado [contra à Covid-19]
O vídeo foi gravado em um teatro na cidade de Urus-Martan, na Chechênia – território pertencente à Rússia, e ganhou repercussão internacional no início de dezembro de 2016, quando foi divulgado por diversos veículos de imprensa. As imagens mostram o bailarino R. Khusainov, de 48 anos, em uma apresentação de lezginka – tradicional dança chechena – durante um concerto em homenagem ao Dia das Mães, ao lado da cantora Liza Akhmatova. De repente, Khusainov passa mal e desmaia…