Falso: Moro não afirmou a jornal que teria provas suficientes para prender Lula

Apurado pelo site Lupa

Voltou a circular nas redes sociais post afirmando que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), quando era juiz responsável pela Operação Lava Jato, afirmou que teria provas suficientes para prender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que precisaria do “apoio popular” e “mais de 1 milhão de compartilhamentos” para anexar aos autos do processo contra o petista. É falso. 

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“IREI PRENDER O LULA” AFIRMA JUIZ SERGIO MORO “JÁ TENHO TODAS AS PROVAS SUFICIENTES. PORÉM, PRECISAREI DE MUITO APOIO POPULAR. “PRECISAMOS DE ALGO ROBUSTO, COMO UMA POSTAGEM COM MAIS DE 1 MILHÃO DE COMPARTILHAMENTOS NAS REDES SOCIAIS. PRECISAMOS QUE AS PESSOAS MANIFESTEM SEU APOIO COMENTANDO, INTERAGINDO. SE TIVER UMA POSTAGEM COM NÚMERO EXPRESSIVO, ANEXAREI AOS AUTOS.” COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!! RUMO AO 1 MILHÃO!!!!!!!

Não existem indícios que comprovem que a fala que circula nas redes sociais tenha sido dita por Sergio Moro. A Lupa contatou a assessora de imprensa do senador, que negou que ele seja o autor do post e das afirmações. No perfil oficial de Moro no X (antigo Twitter) tampouco há algum post com frase semelhante. Assim como não há publicações na imprensa que atestem o boato…

Veja a apuração completa no site Lupa