Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes disse que as pessoas que participarem do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (25), em São Paulo, estarão cometendo um crime. As peças distorcem e editam uma declaração do ministro à Veja em janeiro deste ano, quando ele afirmou que comemorar ou defender a tentativa de invasão do 8 de Janeiro seria um crime contra a democracia.
O vídeo manipulado tem circulado nas redes para tentar insuflar manifestantes a compareceram ao ato no próximo domingo, como se a participação fosse uma forma de desafiar Moraes. Até a tarde desta quarta-feira (21), a peça de desinformação já acumulava mais de 2.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook.
Trechos editados de uma entrevista de Moraes à Veja em janeiro deste ano têm sido compartilhados nas redes para sugerir, de forma enganosa, que o ministro ameaçou prender as pessoas que participarem da manifestação convocada por Bolsonaro no próximo domingo (25) em São Paulo. Na declaração original, o ministro falava, especificamente, sobre pessoas que planejavam comemorar a invasão dos Três Poderes em janeiro deste ano:
A fala, sem cortes, foi:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos