Falso: Moraes não cancelou documento de estudante da Unifesp que ofendeu Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o cancelamento da carteira de estudante de uma aluna da Unifesp que teria criticado o presidente Lula (PT) em um evento. As peças de desinformação compartilham como se fosse verdadeira uma publicação feita originalmente por um perfil satírico. Em nota, o Supremo negou as alegações.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (9) e circulam também no X (ex-Twitter).

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse real um registro satírico que alega que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes teria mandado cancelar a carteira de estudante de uma aluna que fez críticas ao governo Lula. O post foi publicado originalmente por um perfil humorístico no X.

Segundo as publicações, que usam a desinformação para atacar o ministro, o caso teria ocorrido durante a inauguração de um campus universitário em Osasco (SP) na última sexta (5). No evento, que contou com a participação do presidente, a estudante de direito Jamily Fernandes recriminou o governo em discurso por inaugurar o campus sem concluir as obras do auditório, da biblioteca, da quadra e dos anfiteatros…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos