Apurado pelo site Observador 🇵🇹
É falso que o Fórum Económico Mundial tenha anunciado a abolição da moda até ao final da década. Post tem como base relatório que se limita a fazer recomendações e que não tem qualquer ligação ao FEM.
Fact Check. “Moda vai ser abolida até 2030” por imposição do Fórum Económico Mundial?
É falso que o Fórum Económico Mundial tenha anunciado a abolição da moda até ao final da década. Post tem como base relatório que se limita a fazer recomendações e que não tem qualquer ligação ao FEM.
A indústria da moda e do têxtil é considerada uma das mais poluentes do mundo, quer pelos recursos naturais que explora, quer pelo impacto ambiental que têm todas as fases do processo, desde produção, fabrico, transporte, ate à utilização. Por essa razão, há uma cada vez maior sensibilização para este tema, em particular nas redes sociais, com conceitos como “economia circular” a ganharem um novo revelo e a dividirem opiniões. É neste contexto que se tornou viral uma publicação que alega que o Fórum Económico Mundial (FEM) quer abolir a moda até 2030.
O post cita uma suposta notícia da página Tribuna Nacional, para dizer que o FEM já declarou que, até ao final da década, a moda se vai tornar “completamente obsoleta”, que todos os humanos vão ser “veganos, gostem ou não” e, ainda, que vão ser obrigados a usar “uniforme”. Numa destas publicações, o autor deixa, com ironia, um aviso para quem o estiver a ler: “Aceitem o globalismo e em 6 anos serão todos escravos submissos.”
No artigo em questão é referido um relatório publicado em 2019, com o título “O Futuro do Consumo Urbano num mundo de 1.5ºC”, alegadamente financiado pelo Fundo presidido pelo alemão Klaus Schwab. De acordo com a Tribuna Nacional, o documento “estabelece metas extremas para governos de todo o mundo reduzirem as emissões de gases de efeitos estufa”, cumprindo assim as “ambições do Acordo de Paris de 2015”. Entre as recomendações está, por exemplo, a ideia de que, a curto prazo, os humanos devem ficar limitados a “comprar três peças de roupa por ano” e “proibidos de comprar ou consumir carne”. Mas será que o Fundo Económico Mundial está diretamente ligado a estas metas?..
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹