Falso: Miss Venezuela não jogou sangue falso no corpo em protesto

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que seja uma miss Venezuela a mulher que aparece em um vídeo protestando com sangue falso em um tapete vermelho.

A manifestação, na verdade, aconteceu em maio de 2023 e era contra a guerra na Ucrânia.

O vídeo mostra uma mulher com um vestido azul e amarelo em um tapete vermelho. Ela tira dois sacos de plástico com um líquido vermelho do vestido e os estoura em sua cabeça. A mulher é retirada por seguranças.

Duas bandeiras da Venezuela aparecem sobrepostas ao vídeo. A legenda da publicação diz: “Olha o que a Miss Venezuela fez! quem sabe assim o mundo acorda.”

Protesto aconteceu em maio de 2023. O protesto que aparece no post desinformativo aconteceu em maio de 2023, na 76ª edição do Festival de Cannes, na França. Diversos veículos, inclusive o UOL, noticiaram o fato na época (aqui).

Protesto era contra guerra na Ucrânia. A manifestação no tapete vermelho de Cannes foi feita pela influenciadora ucraniana Ilona Chernobai. “Consegui cumprir minha missão”, disse na época em uma postagem no Instagram. “Aproveitei a minha oportunidade e com este ato lembrei o que está acontecendo na Ucrânia!”, afirmou (aqui e abaixo)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere